Secretaria de Estado da Educação(SEE)
Núcleo Tecnológico Educacional(NTE)
Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação(PROFUNCIONÁRIO)
Formosa, 26 de junho de 2010
Escola a ser desenvolvido o projeto: Escola Estadual Presidente Vargas
Curso: Profuncionário
Técnico em: Alimentação Escolar
Cursista: Maria do Carmo do Nascimento
Tutora: Maria das Graças Braga
Professora Formadora: Marlene Pereira de Aparecida
• Integração........................................................................................Pág. 1
• Introdução........................................................................................Pág. 2
• Objetivos...........................................................................................Pág. 3
• Metodologia......................................................................................Pág. 4
• Cronograma......................................................................................Pág. 5
• Recursos Necessários........................................................................Pág. 6
• Resultado Esperado..........................................................................Pág. 7
• Avaliação............................................................................................Pág. 8
• Bibliografia.........................................................................................Pág. 9
• Anexos.................................................................................................Pág. 10
Há grande envolvimento dos segmentos da escola no projeto, como: diretor, gerente de merenda, professores, alunos, auxiliar de serviços gerais e auxiliar de secretaria.
A horta escolar é primordial em uma unidade escolar, pois acrescenta grandes valores na alimentação servida ao aluno. Este projeto tem o intuito de despertar na comunidade local a importância de ter essa horta, de cultivá-la e de colher frutos. Para que isso ocorra é necessário o envolvimento de todos.
Ressalto que a escola funciona em período integral, tornando fundamental a execução desse projeto para acrescentar e valorizar a alimentação, em especial o almoço.
Dar continuidade ao projeto da horta escolar, implantado no ano letivo 2009 , que se tornou peça fundamental na unidade escolar, sempre contando com o apoio de toda comunidade local, no sentido de mantê-la com cuidados diários.
A manutenção no que se trata da capina é feita constantemente no decorrer da execução do projeto.
Inicialmente foi feita melhoria nos três canteiros existentes, aumentando o tamanho e reposição de adubos orgânicos.
O preparo dos canteiros foram finalizadas, iniciando a semeadura de coentro, alface, rúcula, cebolinha, etc.
Durante todo tempo é feita a manutenção e irrigação até chegar o momento da colheita. Após a colheita, ocorre nova adubação, consequentemente nova semeadura de beterraba, cenoura, tomate, couve,etc, assim repetindo todo processo anterior.
Foi colhido satisfatoriamente os itens semeados, que serviram no enriquecimento da alimentação dos alunos que almoçam nesta unidade escolar diariamente , devido o funcionamento ser de tempo integral.
A manutenção da horta é tarefa de todos da unidade escolar, por isso é de fundamental importância a colaboração.
Intercalando os cuidados com a horta exerço minhas funções diárias como:
• Confeccionando lanches especiais;
• Enroladinho de carne;
• Uma tarde de beiju;
• Tortas;
• Bolos com cobertura,etc;
• Limpeza da Unidade Escolar 4
Atividades Previstas Meses
ag
Planejamento, organização e proposta ao grupo gestor.
Início das atividades práticas como: limpeza da área, com parceria da prefeitura.
Construção dos canteiros e da cerca de tela com envolvimento de alunos da Eja
Manutenção: capina, semeadura, irrigação e curso de horticultura escolar.
Manutenção: irrigação, plantio de mudas e a primeira colheita com envolvimento dos alunos.
Manutenção: Capina e irrigação com a colaboração dos guardas.
• Enxada
• Pá
• Carrinho de mão
• Rastelo
• Sementes
• Adubo orgânico
HUMANOS
• Servidores
• Alunos do 6º e 9º ano
• Colheitas de hortaliças fresquinhas que servirão para valorizar ainda mais a alimentação dos alunos que permanecem na escola de tempo integral;
• Envolvimento da comunidade local.
• Despertar a importância do plantio sem a atualização de adubos químicos.
Felizmente o projeto obteve grande aceitação da comunidade escolar.
Conscientização dos alunos, quanto a importância da horta na escola ou em casa, com verduras sem agrotóxicos.
Houve várias colheitas de hortaliças durante a execução do projeto, valorizando a alimentação dos alunos desta unidade escolar.
Aumentou ainda mais o consumo de hortaliça servidas no almoço. Foi possível perceber a satisfação no momento do consumo, pois é fruto plantado e colhido por eles mesmos.
• Apostila do Curso de Horticultura
• Curso de Horticultura Escolar
• Módulo 16(Cardápios Saudáveis)
• Fotos
• Apostila do Curso de Horticultura Escolar
• Ficha de Registro das Atividades Práticas
• Depoimentos de alunos
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