7 de set de 2010

7 de Setembro _ Dia da Independência

07 de setembro

Dia da Independência do Brasil

Hoje é um dia importante para todos os brasileiros, pois é o dia da nossa independência.

No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência do Brasil! Mas um fato importante como esse não acontece do dia para a noite. O legal é saber como nos tornamos independentes de Portugal e, para isso, temos que saber o que aconteceu antes da Proclamação da Independência. Vamos lá?


Brasil, colônia de Portugal

Quando o Brasil era colônia de Portugal, não podia fazer nada por conta própria. Todas as decisões importantes eram tomadas pelos portugueses, e uma das coisas que mais irritava o povo brasileiro era uma espécie de trato que existia entre a colônia (Brasil) e a metrópole (Portugal), que se chamava Pacto Colonial. Nesse "trato", o Brasil tinha que enviar suas riquezas naturais para Portugal, onde essa matéria-prima era transformada em produtos que, depois, eram comercializados com o Brasil. O grande problema era que Portugal proibia o Brasil de produzir suas próprias mercadorias e de comprar produtos de outros países, ele só podia comprar de Portugal. Isso realmente devia deixar as pessoas muito zangadas, já pensou? É como se eu tivesse que dar todos os ingredientes para o sorveteiro do meu bairro e, depois, fosse obrigado a comprar o sorvete dele, mesmo que a sorveteria do bairro vizinho tivesse um sorvete muito melhor e mais barato! Isso seria muito injusto! Além do Pacto Colonial, Portugal ainda cobrava altos impostos do Brasil, e essa cobrança começou depois que descobriram minas de ouro em nossas terras. Por causa disso tudo, muitas revoltas aconteciam em diversas regiões do país.



E a Família Real veio para o Brasil...

Um dia, em 1808, a França invadiu Portugal e a Família Real teve que fugir para o Brasil. Esse foi um fato importante para a nossa independência, pois, a partir daí, os portos do Brasil foram autorizados a fazer comércio com outros países e não mais só com Portugal. Além disso, nessa época, o rei português Dom João VI criou o Jardim Botânico, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e a imprensa Régia, o que fortaleceu a idéia de valorizar nossa cultura. Em 1815, o Brasil deixou de ser apenas uma colônia, apesar de ainda estar sob o domínio de Portugal, quando Dom João VI criou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Esses foram alguns passos em direção à independência!


E a Família Real voltou para Portugal...

Durante todo o tempo que a Corte portuguesa ficou na Brasil, muitas revoltas antiportuguesas (contra Portugal) aconteceram, e uma das mais importantes foi a Revolução Pernambucana, pois os brasileiros queriam tanto a independência que chegaram até a escrever a primeira Constituição (conjunto de leis) brasileira. O povo estava muito infeliz com o domínio português! Em 1820, a Família Real teve que voltar para Portugal, mas Dom João VI deixou seu filho, Dom Pedro, no Brasil para governar o nosso país. A partir daí, os governos de Portugal e Brasil não conseguiram mais se entender.




Finalmente... o grito do Ipiranga!

No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro recebeu novas ordens, vindas do rei, de voltar para Portugal imediatamente. É claro que ele não gostou nada dessa história, pois ele queria ficar no Brasil. Ele teve uma decisão muito difícil para tomar: ir e perder o governo do Brasil ou ficar e desobedecer às ordens de Portugal. Nós já sabemos que ele escolheu a segunda opção, e a história oficial conta que, na tarde de 7 de setembro, às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro ergueu sua espada e gritou: "Independência ou morte!". Assim, o Brasil não pertencia mais a Portugal e passou a ter suas próprias leis. Dom Pedro foi coroado imperador com o título de Dom Pedro I.

Portugal não aceitou facilmente a independência do Brasil, e muitas lutas ocorreram em vários lugares do país. Somente em 1825 é que o governo português reconheceu nossa independência, mas, para isso, o Brasil teve que pagar a Portugal 2 milhões de libras esterlinas (na época isso era muito dinheiro). Dom Pedro I governou o nosso país de 1822 até 1831, e foi durante seu governo que a primeira Constituição foi promulgada.

Bom, agora você já conhece um pouco mais a história da independência do Brasil e sabe também que as mudanças não ocorrem de uma hora pra outra. Para o nosso país se libertar do domínio de Portugal, foram muitos anos de luta e, embora o Brasil ainda não seja um país livre de injustiças, temos que comemorar todas as conquistas que já fizemos!



Confira as Fotos do 7 de Setembro aqui de Formosa Goiás

0 comentários:

Postar um comentário

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »