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12 de dez. de 2011



Profª. Roseli Batista de Sousa de Morais

Projeto: Brincar e aprender com Tangram  

Turma: 6º e 7º ano

Duração: Uma semana

Produto final: Exposição na Mostra de Matemática de painéis com seqüências de histórias ilustradas com figuras montadas com o tangram.  

Objetivo: Por meio desse projeto pretendemos trabalhar a identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas, visualização e representação de figuras planas, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas, representação e resolução de problemas usando modelos geométricos. Esse trabalho permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a visualização, percepção espacial, análise, desenho, escrita e construção.

Justificativa: O trabalho com tangram é de grande valor para nossos alunos, pois parte de uma situação concreta, propiciando aos alunos a construção do conhecimento a partir de uma situação empírica e lúdica, uma vez que as crianças podem manusear as peças e testar diferentes hipóteses para chegar à construção do saber.
            O jogo e o brincar estimulam a representação à expressão de imagens e permite que a criança situe-se na presença de tudo que existe no cotidiano.  O objeto lúdico propõe um mundo imaginário da criança e do adulto.
            Segundo Vygotsky, o jogo é uma ação voluntária da criança, onde o que importa é o processo em si e não resultado final. O jogo inclui sempre uma intenção lúdica do jogador e defende que toda conduta do ser humano, incluindo suas brincadeiras, é construída como resultado de processos sociais.

Ações:
1.     Leitura da lenda da origem do Tangram e ilustração da mesma. Montagem no caderno do tangram.
2.     Manusear a peças.
3.     Desenhar as peças no caderno e nomeá-las
4.     Montar figuras utilizando algumas peças.
5.     Montar desenhos a partir de modelos.
6.     Montar os painéis para a Mostra de Matemática.

Recursos Materiais:
v     Papel cartão preto
v     EVA
v     Fitas crepe, durex grosso.
v     Tangram de EVA
v     Cópias Xérox
v     Lápis de cor, tinta guache, giz de cera, canetão.
v     Máquina para filmagem e fotografia.



Bibliografia:

Educação Fundamental: Orientações gerais para o ensino de Língua Portuguesa e de Matemática no ciclo I/ SME - DOT, 2006.

KISHIMOTO, Tizuco M. O jogo e a educação infantil. São Paulo, Pioneira. São Paulo, Pioneira, 1994.

Orientações Curriculares. Proposições de Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Fundamental I. SME. São Paulo: SME/ DOT, 2007.














1 comentários:

Anônimo disse...

eu amo glaycom

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