x_c756bbb

15 de fev. de 2012

Projeto Carnaval




COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE VARGAS



PROJETO: APRENDENDO COM O CARNAVAL              
    
















Equipe: Adélia, Alexandre, Danilo, Daniela, Juliana Albertim
                                            Juliana Vieira, Marisa, Neuza, Nilma, Patrícia, Roseli, 
                                           Tânia, Zileide, Teresinha, Ana Paula.               
                                           


Formosa, 24 de janeiro de 24/01/2012


JUSTIFICATIVA


         O carnaval é um dos fatores que contribui para a consolidação da cultura brasileira, considereando sua importância como símbolo da identidade cultural nacional, este projeto visa desenvolver metodologias de atividade interdisciplinar do carnaval, favorecendo novas oportunidades de conhecimentos aos envolvidos no processo educativo de maneira criativa e inovadora.
         O projeto tem como objetivo trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa perspectiva inclusiva do conhecimento, aliado aos recursos metodológicos existente na escola.   Este projeto tem como foco ir além da interdisciplinaridade, com apoio e a participação de todos os envolvidos para que possam atingir os objetivos.



OBJETIVO GERAL

Expor o tema carnaval de forma interdisciplinar, criativa, lúdica, com a participação de todos promovendo um novo olhar sobre o carnaval. Favorecer aos discentes oportunidades de abstraírem novos conteúdos a partir dos conhecimentos já existentes possibilitando e desencadeando novas ações.



METODOLOGIA

Serão realizadas atividades nas disciplinas de: LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA, ARTE. LÍNGUA INGLESA, GEOGRAFIA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS

 Língua Portuguesa, desenvolver a prática da oralidade, da leitura e da escrita, “elaboração dos convites” reflexão sobre as letras das músicas, estabelecerem uma relação com a realidade, promover debates.
 Arte, confeccionar mascaras, cartazes  e  mural
  História, pesquisar a historia da comemoração do carnaval, fazer  um paralelo  entre as  antigas brincadeiras de rua e o carnaval hoje.
Matemática, durante o carnaval há um aumento significativo do consumo de bebida alcoólica, o que resulta no aumento de acidentes, nas ruas e estradas, além de inúmeros homicídios, refletir com os alunos o que poderá ser feito para diminuir essas tristes estatísticas. Confeccionar cartazes com gravuras, construir gráficos sobre o índice de violência, acidentes, bebida alcoólica, e uso de droga.
Ciência, orientar sobre as DST’s e efeito de bebidas e drogas.
Língua inglesa, traduzir palavras e marchinhas referentes ao carnaval. Aprender a cantar a marchinha mamãe eu quero.
Geografia / Educação física.
Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo? Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico. Os grupos podem apresentar sua pesquisa para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e países (internet – google maps).


A culminância do projeto será dia 17 de fevereiro, no turno vespertino, a partir das 12h30min, com apresentação do bailinho, danças, frevo, samba, axé, concurso de mascaras, marchinhas traduzidas em: libras; Inglês.  Para consolidar a parceria com a família os pais serão convidados para participarem do evento

1 comentários:

Postar um comentário

Image and video hosting by TinyPic
 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »