Colégio Estadual Presidente Vargas
Projeto “Caminhos
da Leitura
IDENTIFICAÇÃO
Nome do projeto- Caminhos da Leitura
Clientela – alunos do ( 6º ao 9º ano
)
Colégio Estadual Presidente Vargas
Av. Lagoa Feia n.01 bairro
Formosinha- Formosa-Go
Professora: Claúsia Montalvão
Lacerda
Justificativa
O projeto “Caminhos da Leitura” tem por objetivo
conscientizar os alunos da importância da leitura e da escrita no meio social.
Preocupados com a realidade cotidiana da nossa escola, em que os alunos chegam
na segunda fase do ensino fundamental com dificuldade de ler, interpretar e produzir
textos, percebemos a necessidade de
desenvolver junto á comunidade escolar,
propostas e ações que possibilite aos alunos
utilizar diferentes fontes de informações.
O projeto
será desenvolvido, coletivamente, ou
seja com a parceria dos professores de português e apoio ao letramento, e as
coordenadoras pedagógicas ,reformulando atividades e construindo novos meios
que levam os alunos a descobrirem seu potencial. O professor busca resgatar a
autoestima para transformá-lo em um
aluno capaz de obter conhecimento e
aprendizagem significativa
Público-alvo: Todos os alunos do 6º ao 9º ano com
dificuldade de leitura e escrita.
OBJETIVOS: GERAL/ESPECÍFICO
Este projeto tem por objetivo:
Estimular o aluno a despertar o gosto
pela leitura e a escrita, de forma espontânea;
Criar condições favoráveis que levam
os alunos a aproximarem mais do conhecimento;
Promover métodos e procedimentos para
trabalhara atividades, a fim de solucionar as dificuldades apresentadas pelos
alunos .
Metodologia:
Articular as práticas de leitura e de produção de
texto, as atividades de leitura e escritas serão realizadas de forma dinâmica e
diversificadas, utilizando vários tipos de textos: literários; Crônicas;
Poemas... Que estimulem o interesse do aluno pela leitura, proporcionando a
compreensão e a interpretação de situações que envolvem a leitura.
• Visitas periódicas à Biblioteca;
• Leitura compartilhada com os alunos;
• Debate sobre as obras lidas;
• Recontar as histórias que mais se interessaram;
• Criar textos individuais e coletivos com descrição das personagens;
• Produções textuais que possibilitem aos alunos criarem um final diferente
para as histórias, desenvolvendo a criatividade;
• Representações artísticas como: Teatro, poesia, paródia, cartaz, poemas.
• Concurso de contadores de histórias, casos e poesias.
As atividades escritas serão
organizadas em portfólio e a culminância do projeto será realizada uma tarde de
leitura, exposição do portfólio e um chá literário compartilhado.
RECURSOS/ MATERIAIS
Lápis, borracha, cartolina, livros, textos
literários revistas, dicionários, cadernos, jornais,
CRONOGRAMA
Atividades
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Abril
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Maio
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Junho
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Agosto
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Set/
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Out/
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Nov/
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Elaboração do projeto
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Divulgação
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Seleção dos alunos
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Diagnostico das dificuldades
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Seleção dos textos
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Leitura dos textos
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Produção DE TEXTO
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Portfólio
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Culminância/Chá literário
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Avaliação:
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das
atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e
interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.
Referências bibliográficas:
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo.
S.Paulo, ed. Cortez, 1989
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola. O real, o
possível e o necessário. Porto Alegre, Artmed.
Revista nova escola: Alfabetização, abril 2012.
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