x_c756bbb

18 de set. de 2013

Premiação do Projeto de Leitura, idealizado pela bibliotecária Cláusia


Colégio Estadual Presidente Vargas

 Projeto “Caminhos da Leitura

IDENTIFICAÇÃO
Nome do projeto- Caminhos da Leitura
Clientela – alunos do ( 6º ao 9º ano )
Colégio Estadual Presidente Vargas
Av. Lagoa Feia n.01 bairro Formosinha- Formosa-Go

Professora:                             Claúsia Montalvão Lacerda
                                       


Justificativa


O projeto “Caminhos da Leitura” tem por objetivo conscientizar os alunos da importância da leitura e da escrita no meio social. Preocupados com a realidade cotidiana da nossa escola, em que os alunos chegam na segunda fase do ensino fundamental com dificuldade de ler, interpretar e produzir textos, percebemos a necessidade  de desenvolver  junto á comunidade escolar, propostas e ações que possibilite aos alunos  utilizar diferentes fontes de informações.
 O projeto será desenvolvido, coletivamente,  ou seja com a parceria dos professores de português e apoio ao letramento, e as coordenadoras pedagógicas ,reformulando atividades e construindo novos meios que levam os alunos a descobrirem seu potencial. O professor busca resgatar a autoestima para  transformá-lo em um aluno capaz de obter conhecimento e  aprendizagem significativa
Público-alvo: Todos os alunos do 6º ao 9º ano com dificuldade de leitura e escrita.

OBJETIVOS: GERAL/ESPECÍFICO

Este projeto tem por objetivo:
Estimular o aluno a despertar o gosto pela leitura e a escrita, de forma espontânea;
Criar condições favoráveis que levam os alunos a aproximarem mais do conhecimento;
Promover métodos e procedimentos para trabalhara atividades, a fim de solucionar as dificuldades apresentadas pelos alunos .

  Metodologia:
Articular as práticas de leitura e de produção de texto, as atividades de leitura e escritas serão realizadas de forma dinâmica e diversificadas, utilizando vários tipos de textos: literários; Crônicas; Poemas... Que estimulem o interesse do aluno pela leitura, proporcionando a compreensão e a interpretação de situações que envolvem a leitura.
• Visitas periódicas à Biblioteca;
• Leitura compartilhada com os alunos;
• Debate sobre as obras lidas;
• Recontar as histórias que mais se interessaram;
• Criar textos individuais e coletivos com descrição das personagens;
• Produções textuais que possibilitem aos alunos criarem um final diferente para as histórias, desenvolvendo a criatividade;
• Representações artísticas como: Teatro, poesia, paródia, cartaz, poemas.
• Concurso de contadores de histórias, casos e poesias.
As atividades escritas serão organizadas em portfólio e a culminância do projeto será realizada uma tarde de leitura, exposição do portfólio e um chá literário  compartilhado.







RECURSOS/ MATERIAIS


Lápis, borracha, cartolina, livros, textos literários revistas, dicionários, cadernos, jornais,










 CRONOGRAMA

Atividades
Abril
Maio
Junho
Agosto
Set/
Out/
Nov/
Elaboração do projeto
x






Divulgação
x






Seleção dos alunos

x





Diagnostico das dificuldades

x





Seleção dos textos

x
x
x



Leitura dos textos

x
x
x
x
x
x
Produção DE TEXTO


X
X
X
X
X
Portfólio







Culminância/Chá literário






x








 



Avaliação:
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.

Referências bibliográficas:


FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. S.Paulo, ed. Cortez, 1989

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre, Artmed.
 Revista nova escola: Alfabetização, abril 2012.







0 comentários:

Postar um comentário

Image and video hosting by TinyPic
 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »