29 de ago. de 2010
Dia 29/08 dia Nacional do Combate ao fumo
18 dicas para largar o cigarro - clique aqui 15 doenças provocadas pelo fumo - clique aqui Longe de ser um "charme" ou "algo atraente", o tabagismo, definitivamente, está fora de moda. O nicotinismo ou tabagismo, do francês "tabagisme", é o uso frequente e abusivo do tabaco, planta da família das solanáceas, cujo nome científico é Nicotiana tabacum, que conduz a uma intoxicação orgânica aguda ou crônica. Em outras palavras, é o hábito de fumar cigarro, cachimbo, charuto, cheirar ou mascar o fumo. Baseado em estudos estatísticos, 90% dos tabagistas fumam mais de quatorze cigarros por dia. Se antes se acreditava que fumar poucos cigarros por dia não fazia tanto mal à saúde, agora se sabe que isso não é verdade. Entre outros diversos males, o tabagismo predispõe a pessoa à hipertensão e ao infarto do miocárdio. Após a interrupção do uso do cigarro, 70% dos fumantes apresentam uma síndrome de abstinência da nicotina que pode durar de 6 a 8 semanas, embora o pico de intensidade seja nas primeiras duas semanas. 1. Conscientize-se dos malefícios que o cigarro traz à saúde e trabalhe a autoestima. 5. Modifique a rotina nos primeiros dias de abstinência, torne os dias mais agradáveis e interessantes: leia bons livros, ouça boa música, vá ao teatro, assista a um bom filme, converse com pessoas interessantes, contate a natureza e dedique-se ao trabalho. As 15 doenças provocadas pelo tabagismo 1. Doenças do pulmão: tosse com pigarro, bronquite crônica, asma, câncer, enfisema . 10. Catarata. |
28 de ago. de 2010
Tempos e Contratempos
27 de ago. de 2010
Parabéns Formosa pelos seus 167 anos.
Origem: : Wikipédia, a enciclopédia livre.
Formosa é um município brasileiro do nordeste do estado de Goiás. Situa-se a
História
Formosa surgiu em meados do século XVIII, quando Goiás pertencia à capitania de São Paulo. A cidade foi formada por antigos moradores do Arraial de Santo Antônio, no vale do Paranã, que fugiram de seu povoado depois que uma forte epidemia de malária assolou a região. Com medo da doença, tropeiros e comerciantes que vinham da Bahia e Minas Gerais acampavam na região onde hoje está localizada Formosa.
O povoado foi batizado de Arraial dos Couros em homenagem aos viajantes que acampavam no local em barracas de couro que eles traziam para comercializar. A criação do município de Formosa deu-se em 1 de agosto de 1843.
Generalidades
Cidade de importante riqueza natural, com grande número de cachoeiras, dentre elas destaca-se a Cachoeira do Itiquira, localizada a
Ainda tem o Lajedo que forma grandes piscinas naturais, a Gruta das Andorinhas com aproximadamente
O município possui três distritos:
Distritos:
Povoados
o Povoado do Barreiro
Educação
o Possui um campus da Universidade Estadual de Goiás, que oferece os cursos de Matemática, Química, Geografia, História, Letras e Pedagogia. Também contamos com as Faculdades IESGO, CAMBURI e IFG (Instituto Federal de Goiás), que tembém completou 100 anos de fundação.
Além de Escola estaduais, municipais e particulares.
Município de Formosa
Ser Goiano!
Recebi este texto por e-mail e resolvi compartilha-lo com vocês!
Ser Goiano
Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.
Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem,quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.
O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.
Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.
Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.
O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclamaviche, quando se assusta com a presença dela.
Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.
O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.
O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.
Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.
Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.
Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.
(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)
25 de ago. de 2010
Subsecretaria Itinerante
& No dia 24 de Agosto
Na oportunidade o grupo gestor da escola e o corpo docente ficaram a vontade para esclarecerem algumas dúvidas e reivindicaram da subsecretária a implantação o EJA ensino médio para inicio de 2011, bem como a reforma da escola e construção de uma quadra coberta.
22 de ago. de 2010
Folclore Brasileiro, O que é?
O folclore brasileiro é um conjunto de mitos, lendas, usos e costumes transmitidos em geral oralmente através das gerações com a finalidade de ensinar algo, ou meramente nascido da imaginação do povo. Por ser o Brasil umpaís de dimensões continentais, possui um folclore bastante rico e diversificado e suas histórias enaltecem o conhecimento popular e encantam os que as escutam.
Folclore: Adivinhas
1- "Quem é? - No alto vive / No alto mora /
Todos o vêem / Mas ninguém o adora"
2- "Quem sou ? - Quatro na cama / Quatro na lama /
Dois parafusos / E um que abana. "
3- "Quem sou ? - Na água eu nasci / Na água me criei /
Se me puserem na água / Na água morrerei."
4- "Quem sou ? - Branco por dentro, / Verde por fora, /
Uma casinha trancada, / Onde mora a água."
5- "Quem sou ? - Capa sobre capa / Do mesmo pano /
Se não adivinha hoje / Só mesmo para o ano."
6- "Quem sou ? - Tô quieto no meu canto /
Todo mundo vem me ver / Eu mastigo e jogo
fora / Porque não posso comer."
7- "Quem sou ? - Uma igrejinha branca /
Sem porta e sem tranca / Moram duas pessoas
dentro / Uma amarela e outra branca."
8- "Quem sou? - Tenho meias, / Mas não tenho pés /
Tenho quartos, / Mas não tenho salas "
9- "Quem sou? - Um palácio com doze damas /
Cada uma tem o seu quarto / Todas elas usam
10- "Quem somos? - Quando estamos em pé / Ele está
deitado / Se estamos deitados / Ele está em pé."
11- "Quem somos? - Somos duas amigas, / Muito parecidas; /
Coisa que não seja carne / Não entra em nossa barriga."
12- "Quem somos? - Altas varandas / Formosas janelas /
Que abrem e fecham / Sem ninguém tocar nelas "
13- "Quem somos? - Duas coisas interessantes / Dois nomes
bem iguá / A diferença é que um pega / E o outro é de pegá. "
12- Resp.- Os olhos / 13- Resp.- O cabo de vassoura e o cabo de polícia.