x_c756bbb

29 de ago. de 2010

Filme Campanha Tabagismo - Ministério Saúde

Nicotina assassina-Campanha contra o cigarro e tabagismo Dia 29/08

Dia 29/08 dia Nacional do Combate ao fumo

Dia 29/08 dia Nacional do Combate ao fumo


18 dicas para largar o cigarro - clique aqui

15 doenças provocadas pelo fumo - clique aqui

Longe de ser um "charme" ou "algo atraente", o tabagismo, definitivamente, está fora de moda. O nicotinismo ou tabagismo, do francês "tabagisme", é o uso frequente e abusivo do tabaco, planta da família das solanáceas, cujo nome científico é Nicotiana tabacum, que conduz a uma intoxicação orgânica aguda ou crônica. Em outras palavras, é o hábito de fumar cigarro, cachimbo, charuto, cheirar ou mascar o fumo.

A fumaça do cigarro tem, aproximadamente, 4.000 substâncias químicas, sendo que cerca de 50 delas são comprovadamente cancerígenas. De todas essas substâncias, apenas a nicotina causa dependência.

A mais recente e abrangente pesquisa científica sobre os efeitos maléficos do tabagismo, publicada em uma das mais respeitadas revistas médicas do mundo, a britânica The Lancet, revelou que o fumo mata mais de cinco milhões de pessoas por ano em todo o planeta e que o número de vítimas do cigarro cresce nos países em desenvolvimento.

Implicitamente,o hábito de fumar revela uma baixa autoestima e uma auto-imagem que, aos poucos, degrada-se.
Estima-se que a maioria dos fumantes esteja nos países em desenvolvimento, onde vivem 930 milhões dos 1,1 bilhão de fumantes.

No Brasil, informações colhidas pelo Ministério da Saúde entre 1997 e 2000, revelam que o tabagismo assumiu o posto de principal causador de infarto. As pessoas que fumam entre cinco ou mais cigarros por dia têm cinco vezes mais chances de sofrer um infarto agudo do miocárdio do que as não-fumantes da mesma faixa etária e do mesmo sexo.

Baseado em estudos estatísticos, 90% dos tabagistas fumam mais de quatorze cigarros por dia. Se antes se acreditava que fumar poucos cigarros por dia não fazia tanto mal à saúde, agora se sabe que isso não é verdade. Entre outros diversos males, o tabagismo predispõe a pessoa à hipertensão e ao infarto do miocárdio.

Na maioria das vezes, o fumante com dependência de moderada à grave, acende o primeiro cigarro do dia na primeira hora após o seu despertar. Isso ocorre devido ao baixo nível de nicotina presente no sangue. Após o primeiro cigarro do dia, esses sintomas são, temporariamente, suprimidos, mas como a meia vida da nicotina dura entre 40 a 60 minutos, logo vem a necessidade de acender um novo cigarro.

Sintomas de abstinência

Após a interrupção do uso do cigarro, 70% dos fumantes apresentam uma síndrome de abstinência da nicotina que pode durar de 6 a 8 semanas, embora o pico de intensidade seja nas primeiras duas semanas.

Caracteriza-se mais por sintomas psicológicos com substratos biológicos tais como: desejo intenso de fumar, inquietação, ansiedade, irritabilidade, dificuldade de concentração, depressão, aumento do apetite, diminuição da frequência cardíaca e insônia ou sonolência.

Como parar de fumar?

1. Conscientize-se dos malefícios que o cigarro traz à saúde e trabalhe a autoestima.

2.
Decida-se, firmemente, parar de fumar e busque apoio dos verdadeiros amigos e auxílio terapêutico.

3.
Cultive sentimentos do tipo: "Sou capaz e valorizo a minha pessoa".

4.
Escolha uma data ideal (mas não adie muito). De preferência num dia em que estiver mais livre das preocupações e tensões.

5. Modifique a rotina nos primeiros dias de abstinência, torne os dias mais agradáveis e interessantes: leia bons livros, ouça boa música, vá ao teatro, assista a um bom filme, converse com pessoas interessantes, contate a natureza e dedique-se ao trabalho.

6.
Diariamente, dedique-se à prática esportiva, caminhe, faça exercícios de alongamento e respiratórios, relaxe e medite.

7.
Lembre-se, o desejo de fumar diminui a cada dia que passa. Seja persistente.

8.
Evite o contato com pessoas que fumam. O fumo passivo faz muito mal à saúde. Caso seja necessário, ou possível, mude-se para uma área de trabalho para não fumantes.

9.
Diante da oferta de um cigarro, ou da tentativa de persuasão, seja firme e diga: "Não obrigado, eu não fumo", ou então: "Não obrigado, eu parei de fumar".

10.
A cada novo dia, completamente abstêmio do uso de cigarros, sinta-se cada vez mais confiante, capaz e fortalecido pela saudável decisão.

11.
Diariamente, beba água em abundância.

12.
Coma duas colheres das de sopa de farelo de aveia, três vezes ao dia - manhã, tarde e noite. A aveia (Avena sativa) pode ajudar a refrear o desejo de fumar pois contém um princípio ativo que combate o tabagismo. Foi utilizada durante muito tempo pela sábia Medicina Tradicional Indiana (Ayurveda) no combate ao vício do ópio.

13.
Aumente o consumo de alimentos altamente alcalinos como espinafre, maçã, dente-de-leão (Taraxacum officinale), beterraba, figo, amêndoa, fava-branca e limão diluído em água sem adição de açúcar ou de quaisquer outros adoçantes, pois esses promovem a "recirculação" da nicotina no organismo, preservando seus níveis responsáveis pelo vício, diminuindo a necessidade de fumar.

14.
Evite os alimentos que, ao serem metabolizados no organismo, reajam como ácidos, como, por exemplo, café, produtos de panificação, gérmen de trigo, lentilha seca, carne vermelha, frango, ovos, queijo, amendoim, ameixa, uva-passa, fígado, miúdos, álcool, açúcar, doces, coca-cola, cerveja, suco de frutas ácidas adoçado com açúcar, produtos enlatados, frituras e gorduras saturadas, pois esses aceleram a eliminação da nicotina, aumentando o desejo de fumar.

15.
Coma agrião diariamente, pois esse vegetal é riquíssimo em vitaminas e sais minerais, apresenta propriedades diuréticas, fortificantes e depurativas dos efeitos da nicotina.

16.
Coma uma maçã fresca, três vezes ao dia - manhã, tarde e noite. Recentes estudos na Inglaterra concluíram que comer uma maçã diariamente pode beneficiar o sistema respiratório. A maçã é uma excelente fruta alcalina e apresenta propriedades depurativas do sangue, auxiliando na eliminação da nicotina. Além de ser um calmante natural que favorece o sono tranquilo.

17.
Vá ao dentista: cuide dos dentes e faça uma limpeza dentária, para remover as manchas causadas pelo tabagismo.

18.
Caso aconteça uma recaída, lembre-se que isso pode fazer parte do processo de aprendizado e conquista. Não desanime. Reinicie imediatamente, o combate ao cigarro. Seja otimista, determinado e cultive diariamente pensamentos e emoções positivas.

As 15 doenças provocadas pelo tabagismo

1. Doenças do pulmão: tosse com pigarro, bronquite crônica, asma, câncer, enfisema .

2.
Doenças do coração e dos vasos sanguíneos: infarto agudo do miocárdio, pressão alta, aumento do colesterol, aterosclerose, derrame cerebral (AVC), fragilidade capilar.

3.
Doenças do sistema digestivo: gastrite, úlceras pépticas, diverticulose.

4.
Vários tipos de câncer: de pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rins, bexiga e útero.

5.
Impotência sexual precoce: devido à deficiência sanguínea na região do pênis, ocasionada pela obstrução dos vasos sanguíneos que o irrigam.

6.
Antecipação da menopausa.

7.
Envelhecimento precoce: perda da elasticidade da pele, que envelhece prematuramente.

8.
Na gestação: sangramentos, parto prematuro, aborto, mortes fetais e nascimentos de bebês com baixo desenvolvimento e peso.

9.
Filhos de fumantes apresentam dificuldade de aprendizagem.

10. Catarata.

11.
Distúrbios da memória e das faculdades intelectuais.

12.
Perda da audição, paladar e olfato.

13.
Descalcificação óssea.

14.
Imunidade baixa.

15. Doenças nos dentes.


28 de ago. de 2010

Tempos e Contratempos

Hoje é sábado, Um bom dia para ouvir música, Adorei este vídeo, espero que você goste também.

27 de ago. de 2010

Parabéns Formosa pelos seus 167 anos.

Estamos chegando ao final do mês de agosto e não poderíamos encerrar este mês sem prestar uma homenagem a nossa querida cidade que no dia 1 de Agosto completou seus 167 anos


Parabéns Formosa

Origem: : Wikipédia, a enciclopédia livre.

Formosa é um município brasileiro do nordeste do estado de Goiás. Situa-se a 75 quilômetros de Brasília, e a 272 quilômetros de Goiânia. A população do município de Formosa é de 96.284 habitantes.

História

Formosa surgiu em meados do século XVIII, quando Goiás pertencia à capitania de São Paulo. A cidade foi formada por antigos moradores do Arraial de Santo Antônio, no vale do Paranã, que fugiram de seu povoado depois que uma forte epidemia de malária assolou a região. Com medo da doença, tropeiros e comerciantes que vinham da Bahia e Minas Gerais acampavam na região onde hoje está localizada Formosa.

O povoado foi batizado de Arraial dos Couros em homenagem aos viajantes que acampavam no local em barracas de couro que eles traziam para comercializar. A criação do município de Formosa deu-se em 1 de agosto de 1843.

Generalidades

Cidade de importante riqueza natural, com grande número de cachoeiras, dentre elas destaca-se a Cachoeira do Itiquira, localizada a 34 quilômetros do centro da cidade, é umas das mais altas da América Latina com 168 metros de altura. Outro ponto muito conhecido é a Lagoa Feia, com seis quilômetros de comprimento e meio de largura e com profundidade entre 4 e 10 metros.

Ainda tem o Lajedo que forma grandes piscinas naturais, a Gruta das Andorinhas com aproximadamente 250 metros de profundidade, Buraco das Araras com aproximadamente 100 metros de profundidade e o Rio Bandeirinha o qual forma várias cachoeiras.


O município possui três distritos:

Distritos:

Povoados

o Povoado do Barreiro

Educação

o Possui um campus da Universidade Estadual de Goiás, que oferece os cursos de Matemática, Química, Geografia, História, Letras e Pedagogia. Também contamos com as Faculdades IESGO, CAMBURI e IFG (Instituto Federal de Goiás), que tembém completou 100 anos de fundação.

Além de Escola estaduais, municipais e particulares.


Município de Formosa

Aniversário: 1º de Agosto
Fundação: 1 de agosto de 1843
Gentílico: Formosense
Prefeito: Pedro Ivo de Campos Faria (PP)
(2009 2012)

Localização
Unidade Federativa: Goiás
Municípios Limítrofes: Água Fria de Goiás, Planaltina, Cabeceiras, São João d'Aliança, Flores de Goiás, Vila Boa, Distrito Federal, Cabeceira Grande
Distância até a Capital: 278 (Goiânia) /81 (Brasília) km

Características Geográficas:
Área: 5.806,891 km²
População: 96.284 hab. est. IBGE/2009
Densidade: 15,9 hab./ km²
Altitude: 916 m
Clima: Semi-árido
Fuso Horário: UTC-3

Indicadores:
IDH: 0,750 médio PNUD/2000
PIB: R$ 428.702 mil IBGE/2005

itiquira, Por ingredy
Salto do Itiquira

Formosa, Vista de Cima.

Catedral

Avenida Ivone Saad, Por Lourdinha de Paiva
Av. Ivone Saad

Lago do  Vovô, Por Lourdes  de  Paiva
Lago do Vovô

indaia, Por ingredy
Indaiá

lagoa feia, Por ingredy
Lagoa Feia

Pôr do Sol em Formosa





Ser Goiano!

Recebi este texto por e-mail e resolvi compartilha-lo com vocês!


Ser Goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem,quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclamaviche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.


(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)

25 de ago. de 2010


recados para orkut

Mande também mensagens de Dia do Soldado para seus Amigos

Subsecretaria Itinerante


& No dia 24 de Agosto 2010. A Escola Estadual Presidente Vargas recebeu a visita da SER ( Subsecretaria Itinerante) com a presença da Subsecretaria ( Maria Rosa), a dupla pedagógica (Carmen e Ilda) e a coordenadora da EJA (Rosélia).

Na oportunidade o grupo gestor da escola e o corpo docente ficaram a vontade para esclarecerem algumas dúvidas e reivindicaram da subsecretária a implantação o EJA ensino médio para inicio de 2011, bem como a reforma da escola e construção de uma quadra coberta.






22 de ago. de 2010

Maquete dos alunos Gabrielle, Izak e Emanuelle.




Folclore Brasileiro, O que é?


O folclore brasileiro é um conjunto de mitos, lendas, usos e costumes transmitidos em geral oralmente através das gerações com a finalidade de ensinar algo, ou meramente nascido da imaginação do povo. Por ser o Brasil umpaís de dimensões continentais, possui um folclore bastante rico e diversificado e suas histórias enaltecem o conhecimento popular e encantam os que as escutam.



Free Image HostingFree Image Hosting

Folclore: Adivinhas

Adivinhas

1- "Quem é? - No alto vive / No alto mora /

Todos o vêem / Mas ninguém o adora"


2- "Quem sou ? - Quatro na cama / Quatro na lama /

Dois parafusos / E um que abana. "


3- "Quem sou ? - Na água eu nasci / Na água me criei /

Se me puserem na água / Na água morrerei."


4- "Quem sou ? - Branco por dentro, / Verde por fora, /

Uma casinha trancada, / Onde mora a água."


5- "Quem sou ? - Capa sobre capa / Do mesmo pano /

Se não adivinha hoje / Só mesmo para o ano."


6- "Quem sou ? - Tô quieto no meu canto /

Todo mundo vem me ver / Eu mastigo e jogo

fora / Porque não posso comer."


7- "Quem sou ? - Uma igrejinha branca /

Sem porta e sem tranca / Moram duas pessoas

dentro / Uma amarela e outra branca."


8- "Quem sou? - Tenho meias, / Mas não tenho pés /

Tenho quartos, / Mas não tenho salas "

9- "Quem sou? - Um palácio com doze damas /

Cada uma tem o seu quarto / Todas elas usam

meia / E nenhuma usa sapato"


10- "Quem somos? - Quando estamos em pé / Ele está

deitado / Se estamos deitados / Ele está em pé."


11- "Quem somos? - Somos duas amigas, / Muito parecidas; /

Coisa que não seja carne / Não entra em nossa barriga."

12- "Quem somos? - Altas varandas / Formosas janelas /

Que abrem e fecham / Sem ninguém tocar nelas "


13- "Quem somos? - Duas coisas interessantes / Dois nomes

bem iguá / A diferença é que um pega / E o outro é de pegá. "


Respostas: 1- Resp.- O sino / 2- Resp.- A vaca / 3- Resp.- O sal / 4- Resp.O coco verde / 5- Resp.- A cebola / 6- Resp - O moinho / 7- Resp.- O ovo / 8- Resp.- O relógio / 9- Resp.- O relógio / 10- Resp.- Os pés / 11- Resp.- As meias /

12- Resp.- Os olhos / 13- Resp.- O cabo de vassoura e o cabo de polícia.

22 de Agosto, Dia do Folclore










Sucos para manter a beleza!



Image and video hosting by TinyPic
 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »