x_c756bbb

27 de ago. de 2010

Parabéns Formosa pelos seus 167 anos.

Estamos chegando ao final do mês de agosto e não poderíamos encerrar este mês sem prestar uma homenagem a nossa querida cidade que no dia 1 de Agosto completou seus 167 anos


Parabéns Formosa

Origem: : Wikipédia, a enciclopédia livre.

Formosa é um município brasileiro do nordeste do estado de Goiás. Situa-se a 75 quilômetros de Brasília, e a 272 quilômetros de Goiânia. A população do município de Formosa é de 96.284 habitantes.

História

Formosa surgiu em meados do século XVIII, quando Goiás pertencia à capitania de São Paulo. A cidade foi formada por antigos moradores do Arraial de Santo Antônio, no vale do Paranã, que fugiram de seu povoado depois que uma forte epidemia de malária assolou a região. Com medo da doença, tropeiros e comerciantes que vinham da Bahia e Minas Gerais acampavam na região onde hoje está localizada Formosa.

O povoado foi batizado de Arraial dos Couros em homenagem aos viajantes que acampavam no local em barracas de couro que eles traziam para comercializar. A criação do município de Formosa deu-se em 1 de agosto de 1843.

Generalidades

Cidade de importante riqueza natural, com grande número de cachoeiras, dentre elas destaca-se a Cachoeira do Itiquira, localizada a 34 quilômetros do centro da cidade, é umas das mais altas da América Latina com 168 metros de altura. Outro ponto muito conhecido é a Lagoa Feia, com seis quilômetros de comprimento e meio de largura e com profundidade entre 4 e 10 metros.

Ainda tem o Lajedo que forma grandes piscinas naturais, a Gruta das Andorinhas com aproximadamente 250 metros de profundidade, Buraco das Araras com aproximadamente 100 metros de profundidade e o Rio Bandeirinha o qual forma várias cachoeiras.


O município possui três distritos:

Distritos:

Povoados

o Povoado do Barreiro

Educação

o Possui um campus da Universidade Estadual de Goiás, que oferece os cursos de Matemática, Química, Geografia, História, Letras e Pedagogia. Também contamos com as Faculdades IESGO, CAMBURI e IFG (Instituto Federal de Goiás), que tembém completou 100 anos de fundação.

Além de Escola estaduais, municipais e particulares.


Município de Formosa

Aniversário: 1º de Agosto
Fundação: 1 de agosto de 1843
Gentílico: Formosense
Prefeito: Pedro Ivo de Campos Faria (PP)
(2009 2012)

Localização
Unidade Federativa: Goiás
Municípios Limítrofes: Água Fria de Goiás, Planaltina, Cabeceiras, São João d'Aliança, Flores de Goiás, Vila Boa, Distrito Federal, Cabeceira Grande
Distância até a Capital: 278 (Goiânia) /81 (Brasília) km

Características Geográficas:
Área: 5.806,891 km²
População: 96.284 hab. est. IBGE/2009
Densidade: 15,9 hab./ km²
Altitude: 916 m
Clima: Semi-árido
Fuso Horário: UTC-3

Indicadores:
IDH: 0,750 médio PNUD/2000
PIB: R$ 428.702 mil IBGE/2005

itiquira, Por ingredy
Salto do Itiquira

Formosa, Vista de Cima.

Catedral

Avenida Ivone Saad, Por Lourdinha de Paiva
Av. Ivone Saad

Lago do  Vovô, Por Lourdes  de  Paiva
Lago do Vovô

indaia, Por ingredy
Indaiá

lagoa feia, Por ingredy
Lagoa Feia

Pôr do Sol em Formosa





1 comentários:

Maria Paula disse...

Minha cidade linda, estou com muitas saudades!

Postar um comentário

Image and video hosting by TinyPic
 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »