x_c756bbb

12 de mai. de 2011

A importância da Higiene para a Saúde

Pensando   no bem estar de nossos alunos a professora Selma (Qualidade de Vida e Saúde) vem desenvolvendo um trabalho esclarecedor com relação a higiene pessoal, nesta quinta-feira (12/05/2011) tivemos um bingo da limpeza que contou com a participação de alunos e funcionários, no final a aluna Franciele (6º ano) foi a feliz ganhadora de uma cesta contendo produtos de higiene pessoal.  Veja as fotos a seguir.








A higiene pessoal é muito importante para a saúde do indivíduo e, também, para o seu relacionamento com a sociedade.
O asseio com o corpo, ou a falta dele, demonstra o grau de compromisso que o indivíduo tem consigo mesmo. Uma pessoa asseada é facilmente aceita pelos demais membros de seu grupo social, tem sua auto-estima elevada e, conseqüentemente, vive mais feliz. Diferente de uma pessoa sem zelo com o seu próprio corpo, que pode ficar com sua auto-estima baixa, além de sofrer com perseguições e apelidos por parte dos seus companheiros. Recorreremos à ficção para ilustrar a perseguição a que estamos nos referindo. Então vejamos, quem não conhece o personagem Cascão, que faz parte da Turma da Mônica, criado por Maurício de Souza? Nashistórias em quadrinhos, Cascão é um garoto que não gosta de tomar banho, anda sempre sujo e com mau cheiro. Por causa disso, ele é perseguido pelos seus colegas, os quais tentam incessantemente lhe dar um banho, utilizando diversas armadilhas. O apelido Cascão se tornou uma marca do personagem, cujo nome não é mencionado nas Hqs. Esse exemplo comum em uma História em Quadrinhos pode, também, ocorrer na vida real, caso a pessoa deixe de cuidar da higiene do seu próprio corpo.
A higiene pessoal é também uma forma eficaz para evitarmos algumas doenças e vivermos com mais saúde. Se não cuidarmos devidamente da limpeza de nosso corpo, ficamos expostos aos microorganismos que são nocivos à saúde humana.
A seguir destacamos as características de algumas doenças e problemas decorrentes da falta de higiene: Micoses, manchas brancas ou vermelhas que surgem na pele, podem resultar da falta de asseio; Pé-de-atleta, tipo de micose que acomete os dedos e se propaga para a planta dos pés, provocando coceiras. A contaminação ocorre quando a pessoa caminha descalça em pisos úmidos e sujos; Piolhos, parasitas que atacam o couro cabeludo, a ação dos piolhos provoca coceira; Mau hálito é provocado, dentre outros fatores, pela presença de restos de alimentos entre os dentes; etc.
Portanto, adotar hábitos de higiene é trabalhar pela saúde individual e coletiva, evitando assim, transtornos e gastos com consultas a especialistas da área de Saúde e medicamentos. Lembre-se do ditado popular: “Prevenir é melhor do que remediar”. Abaixo relacionamos algumas dicas importantes para você permanecer limpo, saudável e feliz:

1. Lavar os cabelos diariamente com Xampu e mantê-los sempre cortados;

2. Limpar bem o rosto na hora do banho. Não se esqueça das orelhas e do nariz;

3. Escovar os dentes por pelo menos duas vezes diárias. Utilizar o fio dental e se possível um anti-séptico bucal;

4. Tomar banho utilizando uma esponja ou bucha e sabão. Esfregue todas as partes de seu corpo; Após o banho, não se esqueça de secar o seu corpo com a toalha, passar o desodorante nas axilas, enxugar os seus pés;

5. Mantenha as unhas dos pés e das mãos sempre aparadas e limpas; Não ande descalço pelas ruas, ande sempre calçado;

6. Lavar as mãos antes de ingerir alimentos e após utilizar o vaso sanitário;

7. Use roupas limpas.


Seguindo essas dicas você estará se protegendo de diversas doenças e, poderá desfrutar sua vida com mais saúde e energia!

               fonte: http://folhaestudantilcom.blogspot.com/2007/08/importncia-da-higiene-para-sade.html

0 comentários:

Postar um comentário

Image and video hosting by TinyPic
 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »