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4 de mai. de 2011

Projeto de Intervenção









Colégio Estadual Presidente Vargas
E.E.T.I (Escola Estadual de Tempo Integral)


















Projeto: A arte de ler e raciocinar é um incentivo a leitura na escola


“Escolas existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
(Rubem Alves)

















Formosa – GO

IDENTIFICAÇÃO

Unidade Escolar: Colégio Estadual Presidente Vargas                                                      
Diretora da Unidade Escolar: Zileide Pereira Damasceno
Endereço da unidade Escolar: Avenida Lagoa Feia s/nº, Formosinha/Formosa-GO
E-mail da Unidade Escolar: presidentevargas.2010@gmail.com
Blog da Unidade Escolar: pveducacaointegral.blogspot.com

Título do Projeto: A arte de ler e raciocinar é um incentivo a leitura na escola.
Público Alvo: Alunos do 6º ao 9º ano Integral
Cronograma: Março-2011 a Dezembro de 2011 em todas as quartas-feiras
Local de realização: Colégio Estadual Presidente Vargas.

JUSTIFICATIVA

A leitura é um modo de participar, observar e criticar aquilo que lhe é imposto como útil ou necessário. Para desenvolver o gosto pela leitura, é importante que os jovens se familiarizem com os livros. À hora da leitura é lazer, é divertimento, mas também oportunidade para desenvolver-se.
O ensino de Matemática e da Língua Portuguesa vem sofrendo grandes modificações nos últimos anos em todo o mundo, no entanto, em que pesem os estudos e pesquisas recentes de educadores dessas duas disciplinas, os resultados de avaliações nacionais e internacionais revelam que a aprendizagem gramatical e matemática dos alunos do ensino fundamental são ainda insuficientes em muitos países do mundo.
No Brasil, apesar dos esforços concentrados para melhorar o ensino, é possível antever muito trabalho pela frente.
Percebendo as dificuldades dos alunos em desenvolver a leitura, a resolução de problemas, a interpretação e produção de textos, surgiu este projeto.
Atribuir exclusivamente às aulas de língua portuguesa a responsabilidade de tornar os alunos competentes leitores e escritores distanciam ainda mais a matemática do mundo real, pois ela passa a ser vista apenas como números sem significados. Não podemos deixar de citar que Ler, Escrever e Interpretar são fundamentos necessários para qualquer área do conhecimento, modos de pensar, desenvolvem habilidades básicas como verbalizar, ler, interpretar e produzir textos em diferentes áreas do conhecimento que podem estar envolvidas em uma situação. Isso indica que a resolução de problemas deve ser vista como uma metodologia de ensino, e que o professor de matemática ao utilizar-se dela estará contribuindo para o desenvolvimento de habilidades leitoras.

OBJETIVO GERAL
·       Integrar os pais e a comunidade no processo de valorização da leitura como ato de identificar, em situações de recepção a função social do texto, com a finalidade de obter informações, recriar, observar, comparar, compreender a unidade temática do texto lido, as diferentes interpretações; os recursos expressivos e o ponto de vista do autor, segundo a função social, utilizando-se dos elementos estruturais identificados no trabalho de operação e reflexão sobre linguagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·       Desenvolver nos alunos o hábito de leitura e pesquisa.
·       Trabalhar cultura romântica, poética e literária.
·       Estimular o trabalho em equipe, através de seminários, interpretações e teatro.
·       Resolução de problemas matemáticos.
·       Verificar se a solução é adequada ao problema.
·       Entender o contexto.
·       Compreender o texto.
·       Usar estratégias criativas.
·       Demonstrar autoconfiança.
CONTEÚDO
  
·                    Ortografia
·                    Produção de texto criativo (Biografia, poemas, fábulas, paródias, convites e bilhetes)
·                    Literatura de cordel
·                    Resumo
·                    Requerimento
·                    Ofício
·                    Carta
·                    E-mail
·                    Síntese
·                    Textos literários, informativos, cultura regional com enfoque a interdisciplinaridade.
·                    Datas comemorativas
·                    Números e operações
·                    Espaço e forma
·                    Grandezas e medidas
·                    Tratamento da informação
·                    Resolução de problemas matemáticos

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

·       Criar oficinas de leitura, grupos de trabalho;
·       Atendimento individualizado;
·       Releitura de obras literárias;
·       Montagem de peças teatrais;
·       Incentivo ao uso da biblioteca da escola;
·       Visita ao Museu dos Couros;
·       Parada da Poesia;
·       Chá literário voltado para interdisciplinaridade;
·       Parada da matemática;
·       Exposição de sólidos geométricos;
·       Confecção de mandalas geométricas e exposição das mesmas;
·       Montagem de figuras com o quebra-cabeça tangram.






RECURSOS
·       Professor;
·       Alunos;
·       Família;
·       Comunidade local;
·       Livros didáticos, literários e paradidáticos.
·       Textos diversos de áreas diversas;
·       Internet;
·       Televisão;
·       DVD’s
·       CD’s
·       Vídeos da TV Escola;
·       Computador;
·       Geometricks;
·       Jogos, Queba-Cabeças;
·       Laboratório de Informática;
·       Problemas;
·       Blocos Lógicos;
·       Ábacos
·       Tangrans;
·       Sólidos Geométricos;
·       Calculadoras;
·       Mapas;
·       Globo Terrestre;
·       Bússolas;
·       Cartazes;
·       Tabelas;
·       Gráficos;
·       Obras de arte;
·       Pinturas;
·       Artesanatos;
·       Jornal mural com curiosidades;
·       Mosaicos;
·       Rolatas;
·       Moedas;
·       Dados;
·       Régua;
·       Cartolina;
·       Cola;
·       Tesoura;
·       Lápis de cor;
·       Giz de cera;
·       Caderno do aluno;
·       Cola Gliter;
·       Compasso;
·       Transferidor;
·       Esquadro;
·       Lápis;
·       Borracha;
·       Caneta.


AVALIAÇÃO

Será continua, com auto-avaliação do professor e do aluno, sofrendo intervenção sempre que necessário.

BIBLIOGRAFIA

http://www.novaescola.com.br
http://futuro.usp.br

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