4 de mai. de 2011
Projeto de Intervenção
Colégio Estadual Presidente Vargas
E.E.T.I (Escola Estadual de Tempo Integral)
Projeto: A arte de ler e raciocinar é um incentivo a leitura na escola
“Escolas existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
(Rubem Alves)
Formosa – GO
IDENTIFICAÇÃO
Unidade Escolar: Colégio Estadual Presidente Vargas
Diretora da Unidade Escolar: Zileide Pereira Damasceno
Endereço da unidade Escolar: Avenida Lagoa Feia s/nº, Formosinha/Formosa-GO
E-mail da Unidade Escolar: presidentevargas.2010@gmail.com
Blog da Unidade Escolar: pveducacaointegral.blogspot.com
Título do Projeto: A arte de ler e raciocinar é um incentivo a leitura na escola.
Público Alvo: Alunos do 6º ao 9º ano Integral
Cronograma: Março-2011 a Dezembro de 2011 em todas as quartas-feiras
Local de realização: Colégio Estadual Presidente Vargas.
JUSTIFICATIVA
A leitura é um modo de participar, observar e criticar aquilo que lhe é imposto como útil ou necessário. Para desenvolver o gosto pela leitura, é importante que os jovens se familiarizem com os livros. À hora da leitura é lazer, é divertimento, mas também oportunidade para desenvolver-se.
O ensino de Matemática e da Língua Portuguesa vem sofrendo grandes modificações nos últimos anos em todo o mundo, no entanto, em que pesem os estudos e pesquisas recentes de educadores dessas duas disciplinas, os resultados de avaliações nacionais e internacionais revelam que a aprendizagem gramatical e matemática dos alunos do ensino fundamental são ainda insuficientes em muitos países do mundo.
No Brasil, apesar dos esforços concentrados para melhorar o ensino, é possível antever muito trabalho pela frente.
Percebendo as dificuldades dos alunos em desenvolver a leitura, a resolução de problemas, a interpretação e produção de textos, surgiu este projeto.
Atribuir exclusivamente às aulas de língua portuguesa a responsabilidade de tornar os alunos competentes leitores e escritores distanciam ainda mais a matemática do mundo real, pois ela passa a ser vista apenas como números sem significados. Não podemos deixar de citar que Ler, Escrever e Interpretar são fundamentos necessários para qualquer área do conhecimento, modos de pensar, desenvolvem habilidades básicas como verbalizar, ler, interpretar e produzir textos em diferentes áreas do conhecimento que podem estar envolvidas em uma situação. Isso indica que a resolução de problemas deve ser vista como uma metodologia de ensino, e que o professor de matemática ao utilizar-se dela estará contribuindo para o desenvolvimento de habilidades leitoras.
OBJETIVO GERAL
· Integrar os pais e a comunidade no processo de valorização da leitura como ato de identificar, em situações de recepção a função social do texto, com a finalidade de obter informações, recriar, observar, comparar, compreender a unidade temática do texto lido, as diferentes interpretações; os recursos expressivos e o ponto de vista do autor, segundo a função social, utilizando-se dos elementos estruturais identificados no trabalho de operação e reflexão sobre linguagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Desenvolver nos alunos o hábito de leitura e pesquisa.
· Trabalhar cultura romântica, poética e literária.
· Estimular o trabalho em equipe, através de seminários, interpretações e teatro.
· Resolução de problemas matemáticos.
· Verificar se a solução é adequada ao problema.
· Entender o contexto.
· Compreender o texto.
· Usar estratégias criativas.
· Demonstrar autoconfiança.
CONTEÚDO
· Ortografia
· Produção de texto criativo (Biografia, poemas, fábulas, paródias, convites e bilhetes)
· Literatura de cordel
· Resumo
· Requerimento
· Ofício
· Carta
· E-mail
· Síntese
· Textos literários, informativos, cultura regional com enfoque a interdisciplinaridade.
· Datas comemorativas
· Números e operações
· Espaço e forma
· Grandezas e medidas
· Tratamento da informação
· Resolução de problemas matemáticos
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
· Criar oficinas de leitura, grupos de trabalho;
· Atendimento individualizado;
· Releitura de obras literárias;
· Montagem de peças teatrais;
· Incentivo ao uso da biblioteca da escola;
· Visita ao Museu dos Couros;
· Parada da Poesia;
· Chá literário voltado para interdisciplinaridade;
· Parada da matemática;
· Exposição de sólidos geométricos;
· Confecção de mandalas geométricas e exposição das mesmas;
· Montagem de figuras com o quebra-cabeça tangram.
RECURSOS
· Professor;
· Alunos;
· Família;
· Comunidade local;
· Livros didáticos, literários e paradidáticos.
· Textos diversos de áreas diversas;
· Internet;
· Televisão;
· DVD’s
· CD’s
· Vídeos da TV Escola;
· Computador;
· Geometricks;
· Jogos, Queba-Cabeças;
· Laboratório de Informática;
· Problemas;
· Blocos Lógicos;
· Ábacos
· Tangrans;
· Sólidos Geométricos;
· Calculadoras;
· Mapas;
· Globo Terrestre;
· Bússolas;
· Cartazes;
· Tabelas;
· Gráficos;
· Obras de arte;
· Pinturas;
· Artesanatos;
· Jornal mural com curiosidades;
· Mosaicos;
· Rolatas;
· Moedas;
· Dados;
· Régua;
· Cartolina;
· Cola;
· Tesoura;
· Lápis de cor;
· Giz de cera;
· Caderno do aluno;
· Cola Gliter;
· Compasso;
· Transferidor;
· Esquadro;
· Lápis;
· Borracha;
· Caneta.
AVALIAÇÃO
Será continua, com auto-avaliação do professor e do aluno, sofrendo intervenção sempre que necessário.
BIBLIOGRAFIA
http://www.novaescola.com.br
http://futuro.usp.br
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